23/02/2022

Trabalho em home office e estou com COVID, devo me afastar?

Sim, mesmo estando em home office, a empresa deve respeitar o fato de o empregado estar doente, não podendo exigir, portanto, a prestação de serviços.
Caso o trabalhador tenha condições e concorde em trabalhar em home office, não há problemas, desde que os sintomas não atrapalhem ou impeçam a execução do trabalho, sempre mediante a avaliação médica!

Como fica a nova recomendação do isolamento:
– 5 dias: se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.
– 7 dias: Se ao 7º dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.
– Após 10 dias, se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.

Possui dúvidas sobre esse tema? Consulte nossa equipe de especialistas!


Voltar