20/08/2020

Banco demite funcionários em massa em plena pandemia

 

Apesar do setor financeiro não ter sofrido impactos com a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, um dos principais Bancos do país está demitindo em massa seus funcionários, fato que está ocorrendo em todo o Brasil.

Apesar de já ter sido noticiado pela mídia a intenção do banco em reduzir seus quadros de funcionários, a informação foi negada pela direção da instituição bancária, porém as demissões continuaram ocorrendo em números alarmantes.

Vale ressaltar que o mesmo banco havia se comprometido em não demitir durante a pandemia, mas não tem cumprido a promessa, chegando a realizar demissões diariamente, até mesmo por justa causa.

A notícia das demissões em massa pegou os empregados de surpresa, tendo em vista o pacto da manutenção dos empregos firmando durante a pandemia. Por conseguinte, a onda de demissões tem causado pânico generalizado, uma vez que alguns gestores a utiliza como exemplo para que os demais funcionários alcancem as metas impostas sob pena de demissão.

Importante frisar também que, mesmo com a redução de quadros, o banco não diminui as metas impostas, pelo contrário, os bancários têm relatado metas cada dia mais altas e uma pressão psicológica imensa para que os resultados sejam alcançados.

A intensa pressão para atingir as metas, que são majoradas, e a constante ameaça de redução dos quadros de funcionários têm feito com que muitos empregados adoeçam e sequer procurem ajuda profissional, haja vista o receio de alguma retaliação por parte da instituição.

Ainda, há relatos de advertências e suspensões sendo aplicadas de forma indevidas, bem como aplicações de justa causa, de igual modo, descabidas.
A situação do empregado agrava-se mais quando a dispensa ocorre por justa causa, já que o coloca em situação de crescente desamparo, sendo que, conforme já informado, há relatos de dispensas por justa causa aplicadas de forma indevida, de modo que o trabalhador só consegue sua reversão e direito delas decorrentes por meio de ação trabalhista.

É imprescindível que os funcionários, tanto ativos quanto demitidos por justa causa ou não, procurem auxílio profissional, esclareçam quais os direitos trabalhistas que possuem, assim podem reivindicá-los perante a justiça do trabalho para que injustiças como essas não se perpetuem e fiquem impunes!

Para mais informações clique aqui


Voltar