MOTIVOS PARA SE TER UMA ASSESSORIA JURÍDICA EMPRESARIAL
Abrir uma empresa pode ser a realização de um sonho, mas existem desafios que precisam ser conquistados com muito empenho, dedicação e organização.
No Brasil há dificuldades a quem deseja empreender, que vão desde a burocracia para abertura da empresa até a alta carga tributária.
Para que esse sonho se concretize e se torne uma realização, o ideal é que as dificuldades sejam superadas e para isso, ter uma assessoria jurídica especializada é muito importante.
Nesse sentido, apresentamos três motivos para se ter uma assessoria jurídica nesse momento tão delicado e importante:
- Segurança:
A segurança é o principal motivo para se contar com uma assessoria jurídica. Em um país em que a maioria das empresas são fechadas nos primeiros anos, é essencial para a prosperidade do empreendimento um suporte jurídico.
Tradicionalmente, o papel do advogado é estar ao lado do seu cliente e tirar qualquer dúvida que surgir, dando segurança para que o empreendedor consiga fazer a sua parte com mais tranquilidade. Contudo, atualmente, esse papel vai além das funções tradicionais e com relações mais próximas e orientações legais estratégicas, o advogado empresarial pode ajudar no crescimento da empresa.
Também, ao logo da trajetória da empresa, surgem inúmeras questões que necessitam da atuação jurídica e, essa é uma das principais funções do advogado que presta assessoria empresarial.
- Suporte para obtenção de capital
A falta de capital pode ser tornar um grande problema para os empreendedores.
Muitas empresas sofrem com a falta de verbas para investir e melhorar os seus processos.
Através de uma assessoria jurídica o negócio será mais seguro e confiável, tornando-se mais atrativo para quem pretenda investir ou para se conseguir um financiamento.
Além disso, o advogado ajudará a empresa a se organizar legalmente para receber o capital, analisando os contratos e os riscos do investimento ou do financiamento a ser recebido, além de viabilizar documentalmente o negócio.
- Tranquilidade nos negócios jurídicos
As atividades empresariais são pautadas por negócios jurídicos constituídos de vínculos formados entredois ou mais sujeitos e que geram direitos e/ou obrigações entre eles.
A formalização desse negócio, em regra, é feita através de contratos, ou seja, toda empresa precisa conviver com esse tipo de documento. Desde sua criação, diversos são os tipos de negócios jurídicos formalizados através desse documento. Contrato entre os sócios, contrato com fornecedores, com clientes, com funcionários, com prestadores de serviço e assim por diante.
Ter uma assessoria que elabore ou analise os contratos de acordo com o perfil e necessidade da empresa é muito importante para que o empresário tenha tranquilidade e segurança nas relações contratuais.
Questões como a inadimplência podem ser mais facilmente resolvidas quando protegidas em contratos elaborados de forma personalizada.
Pois bem, eis alguns dos motivos que demonstram a importância da assessoria jurídica para novas empresas e para a consolidação daquelas já em atividade.