A importância da prevenção de acidentes de trabalho
O acidente de trabalho, conforme a Lei nº 8.213/91, é aquele que ocorre no exercício da função e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, causando morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade laboral.
Os acidentes de trabalho são imprevistos que todos os empresários desejam evitar. Afinal, além de serem um dos maiores causadores de indenizações trabalhistas, eles acabam se tornando uma ameaça à segurança e integridade física dos empregados.
Seguem algumas medidas que podem minimizar o risco de acidentes de trabalho:
•Faça um diagnóstico de riscos;
•Promova ações de saúde e qualidade de vida;
•Invista na prevenção de acidentes de trabalho;
•Defina uma comissão interna de prevenção de acidentes;
•Ofereça a realização periódica de exames de saúde, bem como antes de admitir ou demitir um funcionário;
•Incentive a manutenção de serviços médicos e de segurança voltados para as atividades de trabalho.
Empregador, fique atento às dicas postadas e evite riscos trabalhistas para o seu negócio!