Banco do Brasil Vai Pagar R$ 5 Milhões Por Danos Morais Contra Gerentes Bancários
O Banco do Brasil foi condenado pelo Juiz da 4ª Vara do Trabalho do Piauí, Adriano Craveiro, a pagar uma multa de R$ 5 milhões de reais a diversos gerentes bancários, por dano moral.
O processo foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho, pois os funcionários chegaram a ficar doentes por conta do tamanho da pressão imposta pelo BB. Alguns chegaram a precisar de medicações controladas de tarja preta para conseguir continuar trabalhando. Outros chegaram a antecipar a aposentadoria, por não aguentarem tanta pressão.
Após depoimento de diversos trabalhadores que dedicaram toda uma vida ao Banco do Brasil e, ao longo de anos de serviço, apresentaram fichas funcionais impecáveis, a procuradora descreveu o período como de “terror psicológico, que provocou estragos irreversíveis na vida dos gerentes”.
A pressão foi tamanha que chega a ser difícil de acreditar em algumas coisas que o BB fez. Um dos relatos revela que até mensagens de celular (sms) eram enviadas, diariamente, para cobrar o alcance das metas estabelecidas pelo banco. Um gerente afirmou que chegou a receber por volta de 80 mensagens seguidas, em um único dia.
E os relatos prosseguem impressionantes. Os gerentes do Banco do Brasil disseram que as cobranças também eram feitas nos finais de semana e até durante a madrugada. Veja o que disse um deles: “Não conseguia mais dormir, vivia com uma sensação de frustração. A Superintendência cobrava de tal forma que me sentia incapacitado”.
Outro gerente bancário disse: “Eu recebia tantas ligações e mensagens no celular corporativo que já o deixava no ‘vibra’, porque o toque me dava tique nervoso”.
A tensão emocional e o estresse crônico fizeram com que alguns trabalhadores, com um histórico de sucesso no banco, começassem a ter sentimentos de incompetência e fracasso em relação ao desempenho no trabalho.
“Ouvi relatos emocionantes de homens angustiados. Trabalhadores que começaram a ser cobrados e pressionados tão intensa e constantemente que não resistiram e desistiram”, afirmou a procuradora. “Um dos pontos que mais nos chamou a atenção foram as mensagens de SMS que recebiam. O tom de cobrança, às vezes agressivo, outras, irônico, alguns até ameaçadores, extrapola os limites do aceitável. A pressão que esses trabalhadores sofreram é injustificável e insuportável”, concluiu a procuradora.
Por conta de tudo isso, uma multa de 5 milhões foi concedida a título de dano moral coletivo aos gerentes bancários do Banco do Brasil. No entanto, esses trabalhadores ainda podem ingressar com uma ação individual na Justiça do Trabalho, para que haja ressarcimento por danos materiais e morais individuais.
Além de pagar a multa, o Banco do Brasil foi obrigado, por sentença, a contratar profissionais especializados em saúde mental no trabalho, com o objetivo de uma elaboração de diagnósticos sobre as condições organizacionais.
O dano moral é cruel. É capaz de, literalmente, destruir a vida dos trabalhadores, e isso está acontecendo todos os dias com os bancários do Brasil, em todos os bancos. Essa é a razão pela qual esse assunto é tão recorrente aqui em nosso site e na nossa Fanpage do Facebook. Nossa luta não vai terminar enquanto ainda houver um só bancário tendo seus direitos trabalhistas desrespeitados.
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