03/08/2015

Atenção Bancários do HSBC e do Bradesco

Após anunciar sua saída do mercado brasileiro e informar que estava em processo de venda, o Banco HSBC disse que continuaria prestando serviços aos seus clientes e negou a previsão de demissões de funcionários.

No entanto, ainda que o banco tenha insistido em afirmar que não haverá demissões, atendemos em nosso escritório, diariamente, diversos bancários do HSBC, e constatamos que eles não estão confiando nem um pouco nisso.

Por outro lado, funcionários do Banco Bradesco, que acaba de ser anunciado, oficialmente, como o comprador das operações do HSBC no Brasil por R$ 17,6 bilhões, estão igualmente preocupados e, todos, com grande razão.

Os funcionários do HSBC e do Bradesco têm razão em se preocupar, pois se os bancos não respeitam nem mesmo os direitos básicos dos trabalhadores, é muito difícil aceitar que, em um momento como esse, a palavra seja cumprida e que não haja demissões.

O Bradesco vai ter que mesclar sua operação, sistema e funcionários com os do HSBC, certamente ficando com algum excesso de agências, o que significa dizer excesso também de funcionários, optando por demitir pessoas de uma ou outra operação. Além disso, é um dos bancos campeões em desrespeitar direitos dos seus funcionários, por isso, é muito complicado acreditar que essa instituição bancária vá, realmente, manter o emprego de todos os bancários do HSBC.

Em situações similares, a história foi sempre a mesma e, no final, bancários acabaram demitidos aos lotes, ou mesmo de forma gradativa, a fim de mascarar o que realmente estava ocorrendo. Isso aconteceu mais recentemente com a fusão do Banco Itaú com o Unibanco e também com a do Banco Santander com o Banco Real, não nos faltando vários outros exemplos anteriores.

Basile Advogados é um escritório de advocacia especializado em direitos trabalhistas de bancários, que preza pelo respeito à categoria, sobretudo, nesse momento, pelo respeito aos bancários do HSBC e do Bradesco. Por isso, este artigo é um alerta a esses trabalhadores, pois fica claro que os funcionários dos dois bancos estão em um contexto perigoso, onde haverá, sim, muitas demissões, ainda que gradativas, dos seus colaboradores.

Por conta dessa preocupante situação, a Basile Advogados criou um núcleo de advogados especializados nesse tipo de processo, com muita experiência em casos similares, de bancários demitidos durante fusões de bancos. O trabalho desse corpo jurídico é totalmente direcionado para que os bancários do HSBC e do Bradesco não sejam, de forma alguma, prejudicados.

Portanto, se é você bancário do HSBC ou do Bradesco, precisa procurar orientação jurídica especializada urgentemente; e se quiser saber mais sobre o trabalho do núcleo de defesa dos seus direitos, criado pela Basile Advogados, basta:

Clicar aqui e Solicitar Nossa Ligação

Clicar aqui e preencher um Formulário de Contato

Clicar aqui e enviar uma mensagem inbox pelo Facebook

Antes de finalizar, com o objetivo de já adiantar uma orientação primordial, falaremos agora sobre algo que você não pode deixar de saber de forma alguma. Você já ouviu falar da Prescrição Quinquenária?

A Prescrição Quinquenária, para explicar de forma simples, faz com que você só possa reclamar seus direitos no que se refere aos últimos 5 anos trabalhados. Contudo, o que muita gente não sabe é que esses cinco anos não começam a ser contados a partir da data de demissão, mas sim a partir da data em que se dá entrada no processo trabalhista. Ou seja, se você demorar 1 ano para entrar com a ação, vai perder 1 ano de direitos.

Isso quer dizer que cada dia é importante, cada dia que você perde e não entra com a ação, vai reduzindo o valor da sua indenização. Entendeu? Por isso, se você tem dúvidas, o melhor é que procure ajuda especializada antes mesmo de um possível desligamento. E se você, infelizmente, já foi demitido, precisa fazer isso ainda mais rápido, sob pena de perder a chance de receber o que lhe é de direito.

Para facilitar seu fluxo de leitura, abaixo repetimos as opções para que você entre em contato agora e tire todas as suas dúvidas:

Clicar aqui e Solicitar Nossa Ligação

Clicar aqui e preencher um Formulário de Contato

Clicar aqui e enviar uma mensagem inbox pelo Facebook

Para uma informação mais detalhada sobre a operação entre o Bradesco e o HSBC, acesse essa matéria da globo.com


Voltar