07/08/2015

Bradesco, um banco feito de Gente?

Desde o anúncio oficial da compra do HSBC, o presidente do Bradesco – Luiz Carlos Trabuco – tem dito, com certa frequência, em suas entrevistas, a seguinte frase:

“Você retém clientes por meio de pessoas. Banco é, fundamentalmente, gente e tecnologia”.

O que será que ele está querendo dizer com isso??

Será que, propositalmente, não quis incluir bons serviços e produtos na lista, porque os bons serviços e produtos dos bancos só são bons para os banqueiros?

Tudo bem incluir tecnologia, afinal de contas, o setor bancário necessita, intrinsecamente, dela. Assim como nós, consumidores bancários. O que seria de nós, se os bancos voltassem aos arquivos de papel, com a velocidade que o mundo nos imprime hoje em dia, não é verdade? Podemos imaginar o transtorno causado na fila, porque os funcionários do banco têm que procurar manualmente fichas cadastrais de seus clientes para, por exemplo, conferir suas assinaturas, em vez de, como atualmente, apenas visualizar na tela, sem ter que sair de sua cadeira?

Só não é possível entender como o Sr. Trabuco pôde incluir “gente” em sua lista, já que é inegável que quase todos os bancos, sendo o Bradesco um dos líderes, tratam seus empregados como mero número. É evidente que, para tais bancos, seus funcionários só são bons enquanto “performam”.

Atendemos, todos os dias, aqui na Basile Advogados, uma grande quantidade de bancários e ex-bancários saturados e estressados, com vários tipos de doenças adquiridas, sobretudo psicológicas. Em vários casos, com uma mesma pessoa desenvolvendo mais de uma doença ocupacional. E ele me vem falar de gente?!?!

Quando atendemos bancários e bancárias, tais quais crianças, chorando de soluçar, ao relatar as disparidades ocorridas em seus ambientes de trabalho, a vontade que temos é de ir lá em sua agência e questionar o responsável diretamente, mas sabemos que a maioria das coisas que acontecem por lá vêm de cima para baixo. Ou seja, as cobranças, humilhações e metas absurdas são verticais e vem descendo hierarquicamente, ficando gradativamente mais opressivas para a parte mais fraca.

Nesse momento, percebemos o quão bom é fazer o que fazemos, levando a Justiça onde há tanta injustiça. Não tem preço ver a satisfação estampada nos rostos de nossos clientes quando saem de suas audiências vitoriosos. E é esse o objetivo maior da Basile Advogados: Fazer com que bancários e bancárias possam ter reestabelecida a sua dignidade.

Clique aqui para ir até a área de depoimentos de nossos clientes, em nosso site, e veja você mesmo o que eles dizem sobre como se sentem ao verem seus direitos garantidos pela Justiça do Trabalho.

No dia em que os bancos, na verdade todas as empresas, valorizarem seus funcionários, vão perceber que ali se encontra o seu maior bem. Seus funcionários são o seu maior tesouro, juntamente aos seus clientes, é claro. Manter um e outro satisfeito é o segredo dessa grande roda, além, também, de ter bons produtos e serviços.

Mas, sinceramente, falar de “gente” em um setor onde impera a instabilidade empregatícia da forma como ocorre; onde não há quase nenhuma preocupação com o bem-estar profissional, físico e psicológico dos funcionários; onde se cobra metas, talvez até de forma mais contundente que um treinador rigoroso cobra de um atleta de ponta; isso só pode ser “síndrome do avestruz”, onde o presidente do Bradesco, Sr. Trabuco, estaria constantemente com a cabeça enfiada em um buraco, ignorando o que ocorre em sua operação, ou, no mínimo, é uma piada de mal gosto.

Diretoria Basile Advogados

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