09/11/2018

Consequência de Violência no Ambiente de Trabalho

O tema a ser abordado, constitui cada vez mais, um motivo de forte preocupação, pois trata das consequências da violência praticada no ambiente de trabalho. Além disso, indicaremos como uma vítima deve agir caso sofra alguma agressão e como as empresas podem prevenir a ocorrência destes atos.

A violência no trabalho refere-se a incidentes em que os trabalhadores se encontram intimidados, ameaçados ou agredidos, seja por pessoas de dentro ou fora do seu local de trabalho. Independentemente do cargo, esses profissionais podem ficar com sequelas e adquirir doenças após a ocorrência do fato.  O Assédio moral, agressão física e assédio sexual são alguns exemplos de violência que deixam marcas permanentes na vida das pessoas.

As consequências de incidentes violentos podem ser extremamente graves, tanto para os indivíduos como para as organizações. Ao nível individual as consequências de atos violentos podem incluir: trauma emocional, danos físicos, desmotivação, ausências por doença, mau desempenho profissional. 

Ao nível da organização, podem incluir: maior rotatividade do pessoal, absentismo e absentismo por doenças graves, agravamento das despesas com seguros, prejuízo da imagem da organização, dificuldade de recrutamento, maior rotatividade de pessoal, deterioração das relações laborais.

A Organização Mundial de Saúde define a violência como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si mesmo, outra pessoa, ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, mau desenvolvimento ou privação.”

Os atos específicos de violência podem ser imprevisíveis, mas a violência no local de trabalho não depende somente da profissão do indivíduo, mas também das circunstâncias e das situações segundo as quais se realizam as atividades e as responsabilidades subjacentes ao trabalho.

Em decorrência destes atos influenciadores, apontamos algumas medidas de prevenção da violência no trabalho, e de como as vítimas devem agir nestes casos.  

A intervenção com o objetivo de eliminar ou reduzir as formas de assédios e agressões com a implantação de uma cultura de Gestão de Pessoas, fixando princípios e diretrizes de Gestão de Pessoas no ambiente de trabalho é fundamental no que se refere à prevenção da violência no trabalho.

Portanto, o foco, tem que estar nas medidas de prevenção à violência no trabalho, com diálogo entre os trabalhadores e gestores, voltadas a essa temática. Além de ações como realização de seminários, desenvolvimento de estudos com organizações de empresas de trabalhadores voltadas para essa temática, buscando o tratamento e reabilitação dos trabalhadores.

A recomendação para a vítima de violência no ambiente de trabalho é não aceitar o isolamento do processo de violência, deve buscar a solidariedade dos colegas, buscar solidariedade das organizações de representação dos trabalhadores, representante no local de trabalho, buscar o sindicato, jamais achar que pode combater sozinha. Na inefetividade desses outros canais, a Justiça deve ser procurada para combater esse tipo de afronta a dignidade da pessoa humana, o qual buscará dar segurança jurídica para este ato.

Por Ewerton Correa

Para dúvidas sobre este e demais temas, fale conosco por aqui.


Voltar