31/05/2016

Itaú Ameça Demitir Bancários de Licença Médica por Telegrama

O Banco Itaú, assim como quase todos os bancos brasileiros, têm deixado a desejar quando o assunto é o trato com seus empregados. A história a seguir infelizmente é verdadeira e demonstra mais um exemplo disso.

Segundo o Sindicado dos Bancários do Rio de Janeiro, o Banco Itaú está enviando telegramas aos bancários que estão licenciados pelo INSS. O conteúdo dessas correspondências contém uma clara ameaça de demissão por suposto abandono de emprego, o que não é uma conduta legalmente correta, conforme entenderemos adiante.

Com esta atitude, o objetivo do banco parece ser a intimidação, pois com o telegrama, acaba pressionando os bancários que estão em tratamento médico a se apresentarem no trabalho, sob a alegação de que precisam entregar aos seus superiores documentos e atestados que já são entregues pelos mesmos, no momento em que dão entrada na licença médica, exatamente como a lei determina que deve ser feito.

De modo que, se os bancários licenciados já cumpriram as exigências legais, entregando a documentação, no momento da comunicação do afastamento, não há nenhum fundamento legal que justifique o banco a agir desta forma.

Para a Basile Advogados, um escritório de advocacia trabalhista especializado em defender bancários que atende, todos os dias, inúmeros bancários e ex-bancários do Itaú, que relatam histórias com diversos desrespeitos aos seus direitos trabalhistas, por parte do banco, fica claro que os direitos dos empregados que recebem estes telegramas também não estão sendo respeitados.

E para tornar mais contundente a situação, é incontestável que os bancos, entre eles o Itaú, têm a plena consciência de que seus funcionários adoecem, na maioria das vezes, por conta do ritmo acelerado de trabalho, do assédio moral, da falta de condições adequadas e das cobranças de metas absurdas a que são submetidos, rotineiramente, nas agências.

Ao se deparar com semelhante telegrama, que visa intimidar, perseguir, pressionar e desestabilizar o bancário, a fim de tentar fazer com que ele volte o mais rápido possível ao trabalho, mesmo diante do risco à sua saúde, é extremamente necessário que o trabalhador procure uma assessoria jurídica especializada em defender bancários, como a Basile Advogados, para que seja orientado e que tenha seus Direitos Trabalhistas garantidos.

Para o Escritório, é muito importante seguir divulgando notícias como esta, pois os bancários do Rio de Janeiro precisam ser informados sobre abusos e desrespeitos as leis trabalhistas, semelhantes a este, que são cometidos constantemente não só pelo Itaú, mas pela maioria dos bancos brasileiros.

Portanto, se você é ou foi bancário do Itaú e precisa tirar alguma dúvida sobre seus Direitos Trabalhistas, você pode:

Entrar em contato conosco

Solicitar nossa ligação

Enviar uma mensagem inbox pela nossa Página no Facebook

E o mesmo se aplica aos bancários e ex-bancários de qualquer outro banco. A Basile Advogados se coloca a disposição também destes, nos canais acima, para esclarecer qualquer dúvida sobre a relação trabalhista dos mesmos com as instituições financeiras em que porventura trabalhem ou tenham trabalhado.

Sinta-se convidado a conhecer melhor a Basile Advogados. Para isso, basta curtir e acompanhar nossa Página no facebook, pois lá você pode ficar por dentro de novidades diárias sobre o escritório e principalmente sobre seus Direitos.

Fonte: http://www.bancariosrio.org.br/2013/ultimas-noticias/item/36050-itau-ameaca-com-demissao-bancarios-em-licenca-medica

 


Voltar