Vida de Bancário é Legal?
É impressionante como os bancos brasileiros têm uma vocação, quase que natural, para não valorizar e desrespeitar seus funcionários (os bancários), ou seja, justamente as pessoas que, com seu trabalho, fazem com que seus acionistas possam ficar cada vez mais ricos.
O fato incontestável é que os lucros dos grandes bancos, ainda que em meio a uma crise como essa, não param de crescer mais e mais, a cada novo ano em que os resultados são divulgados. No entanto, ainda que a lógica diga que os funcionários que tornam esses resultados possíveis devam ser tratados com dignidade e devidamente reconhecidos e valorizados, infelizmente, não é isso que acontece.
Os bancários não tem uma vida fácil e enquanto se dedicam para alcançarem as metas quase impossíveis, trabalharem quase sempre além de seus horários (sem receber horas extras), suportarem um assédio moral quase inacreditável e ainda ganharem muito menos do que o que é merecido, proporcionalmente ao lucro que produzem para os banqueiros, abrem mão de boa parte de sua vida pessoal, mesmo sabendo que não têm nenhuma garantia de continuarem empregados no próximo mês, ou melhor, nem no próximo dia.
Atualmente, qualquer um pode ver que praticamente todos os bancos, até mesmo os públicos, que antes eram conhecidos como ótimos lugares para se trabalhar, tratam seus funcionários apenas como um número e deixam claro que os mesmos só têm valor enquanto geram ótimos resultados. De modo que todo o histórico de anos de dedicação a instituição não é sequer levado em conta no momento da demissão de bancários, que muitas vezes trabalharam dez, vinte ou até trinta anos no banco, e que, em consequência disso, quase sempre carregam doenças ocupacionais, tanto físicas como psicológicas.
Aqui na Basile Advogados, que é um escritório de advocacia trabalhista especializado em defender os direitos de bancários e empregados de instituições financeiras, atendemos, diariamente, uma grande quantidade de bancários e ex-bancários extremamente estressados e acometidos de sérias doenças ocupacionais, principalmente as psicológicas e as conhecidas como LER/DORT (Lesões por esforço repetitivo).
Quando vemos a delicada situação emocional de bancários e bancárias que chegam até nosso escritório, mesmo que tenhamos tantos anos de experiência, continuamos a ficar estupefatos com os relatos quase inacreditáveis de absurdos ocorridos em seus ambientes de trabalho.
E é aí que ficamos muito felizes com o que fazemos, pois podemos perceber claramente o bem que estamos proporcionando a essas pessoas, ajudando-as a verem a justiça ser feita, depois de sofrerem tanta injustiça. É indescritível o sentimento de olhar para os olhos de nossos clientes, quando sabem que venceram e vêem a justiça ser feita. Esse é o nosso maior objetivo, muito acima de honorários ou sucesso profissional. Pois a Basile Advogados é feita de gente que se importa com gente que precisa ter sua dignidade reestabelecida.
E a propósito, antes que você ache que nos esquecemos de responder a pergunta que dá título a este texto, voltemos a ela. Vida de Bancário é legal? Olha, acreditamos que o bancário, com sua garra e determinação de sempre acreditar que amanhã será um dia melhor, acaba fazendo de sua vida uma vida legal. No entanto, o que os bancos têm feito com a vida do bancário, no que se refere ao ambiente profissional, isso não tem nada de legal, pois a cada dia eles desrespeitam as leis trabalhistas, as regras das convenções coletivas e até mesmo o código de processo penal, chegando ao absurdo de cometer crime de cárcere privado contra seus funcionários, como em alguns casos nos quais já trabalhamos. De modo que, sob esses aspectos, diríamos que a vida de bancário é legal por causo do bancário e, ao mesmo tempo, ilegal por causa dos bancos e suas posturas tiranas e desumanizadas.
No entanto, acreditamos no potencial e na capacidade desses profissionais bancários, que se superam a cada dia, a fim de vencer todos esses obstáculos. E estamos sempre prontos para ajudar, trabalhando para que as ilegalidades que os bancos cometem sejam reparadas pela justiça do trabalho; fazendo, assim, com que sua vida, bancário, seja sempre legal!
Caso deseje nos conhecer melhor, Clique Aqui e aceite o convite para conhecer um pouco mais do nosso escritório. Além disso, você também pode acompanhar nossa Página no Facebook.
E para você que já nos conhece e nos acompanha no Facebook, no site ou em qualquer outro canal, primeiro fica nosso agradecimento, pois é por você que a Basile Advogados existe e continuará existindo. E em segundo lugar, pedimos que junte-se a nós nessa luta, para que mais bancários tenham seus direitos e sua dignidade reestabelecidos. Para isso, use os botões abaixo para curtir e compartilhar essa notícia.
Sinceramente,
Diretoria Basile Advogados